Aplicação de pesquisa eleva produção sul-mato-grossense de soja em 183% nas duas últimas décadas

Publicado em 21/01/2015 16:02

Em duas décadas, desde que a Showtec começou a ser realizada, a produção de soja de Mato Grosso do Sul passou de 2,3 milhões de toneladas para 6,5 milhões de toneladas, se confirmadas as previsões de safra para este ano. Em percentuais, o crescimento foi de 183%, o que se deve à pesquisa e à aplicação de tecnologia no campo. A relação foi apresentada pelo presidente da Famasul - Federação de Agricultura e Pecuária de MS, Nilton Pickler, durante a abertura da 19ª edição do evento, realizado na manhã desta quarta-feira, em Maracaju.

Um dos fundadores da Fundação MS, organizadora da feira, Nilton Pickler lembrou que naquele período o máximo atingido pelo produtor era a colheita de mil sacas de soja por dia. "Hoje, as máquinas colhem isso em uma hora. Isso é um dos tantos exemplos do salto que a agricultura deu nos últimos anos", destacou o presidente. 

A abertura do Showtec teve presença de parlamentares e de lideranças do setor, além de representantes de entidades de pesquisa ligadas ao agro. Em seu pronunciamento, o governador Reinaldo Azambuja, ressaltou que sua administração está comprometida com a desburocratização e modernização da gestão pública. "Nosso governo tem vários desafios e contamos com o setor de pesquisa e produção para melhorar ainda mais. Nosso Estado não teve um crescimento expressivo de área, no entanto, aperfeiçoou e muito a tecnologia, precisão e produtividade", pontuou,e ferindo-se à produção agrícola. 

Azambuja lembrou também o compromisso firmado com o setor rural e prometeu trocar as pontes de madeira por pontes de concreto, uma das demandas do setor produtivo. "Já alinhamos as prioridades da administração e a melhoria das estradas principais e vicinais. Queremos aproveitar as potencialidades de nossa região, visto que temos os rios Paraná e Paraguai e investir na construção de hidrovias", acrescentou. 

Em relação ao escoamento da produção, Azambuja justificou porque a utilização da estrutura portuária do município Porto Murtinho, via Rio Paraguai, é um dos primeiros pontos que estão sendo trabalhados pelo novo governo. "O custo do transporte para Paranaguá é de R$ 200 por tonelada, por Porto Murtinho cai para R$ 100", afirmou o governador.

O diretor presidente da Fundação MS, Luiz Alberto Moraes Novaes, destacou a importância das parcerias para a viabilização do evento. "O trabalho realizado pela Fundação só é possível com apoio das instituições de pesquisa, poder público e do setor. A Fundação é patrimônio do Estado", considerou.

Sobre o Showtec  

Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

O evento, que irá acontecer de 21 a 23 de janeiro de 2015, em Maracaju (MS), é realizado pela Fundação MS, tem como promotores o Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), e patrocinadores institucionais a Bayer CorpScience, Dow AgroSciences, Caixa e Prefeitura de Maracaju, além de contar com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Pequenas e Micro Empresas) e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Tags:

Fonte: Famasul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha no vermelho em Chicago nesta 2ª feira, com pressão ainda vinda dos fundamentos e dólar
Sim! Há demanda para toda a soja que o mundo está produzindo na safra 2024/25
Soja segue operando com estabilidade em Chicago nesta 2ª, mas passa para o campo negativo
Soja/Cepea: Clima favorável reforça perspectiva de maior oferta, e preço cai
Aprosoja MT apresenta sugestões ao Governo de MT para regulamentação da Lei da Moratória da Soja
Soja sobe levemente na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira, acompanhando altas entre os derivados
undefined