Soja: Clima se mostra favorável à colheita do grão em Mato Grosso

Publicado em 07/01/2015 15:23

Apesar de tímida, a colheita de soja em Mato Grosso já começou e o clima está favorável aos trabalhos no campo. Com dias ensolarados e chuvas apenas entre o fim da tarde e a noite, os produtores que apostaram nas variedades precoces avançam com as colhedeiras sem maiores problemas. De acordo com a previsão da Somar Meteorologia, até o dia 21 de janeiro vai chover cerca de 40mm em Sorriso, valor que corresponde a 10% da média para todo o mês.
 
Em janeiro de 2014, a cidade, que é a maior produtora de soja no mundo, enfrentou problemas na colheita de soja. O volume de chuva naquele mês ficou abaixo da média, mas os temporais se concentraram a partir do dia 23, quando o número de lavouras prontas para serem colhidas havia aumentado.
 
Apesar da perspectiva de clima favorável para a colheita da soja e plantio do safrinha em Mato Grosso neste mês, isso não deve beneficiar boa parte dos produtores. Isso porque segundo o IMEA (Instituto Mato-Grossense de Economia Agrícola) mostra que menos de 6% das lavouras serão colhidas até o fim de janeiro e que entre a segunda quinzena de fevereiro e a primeira quinzena de março é colhido o maior volume de soja no Estado, cerca de 66%.
 
Justamente neste período entre fevereiro e março é que as chuvas ganham força em Mato Grosso. O aumento na quantidade de água pode paralisar em alguns dias a colheita da soja, mas pelo menos, os meteorologistas da Somar Meteorologia dizem que o período chuvoso e o acumulado de chuva não serão extremos como em 2014, o que deve diminuir os problemas e as perdas. 

Tags:

Fonte: Somar Meteorologia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prêmios da soja sobem no BR em semana marcada pela perda dos US$ 10/bushel em Chicago
Exportações de soja batem recorde histórico em março
Retaliação da China sobre produtos agrícolas dos EUA atinge a soja, fortalecendo Brasil
Complexo soja acelera baixas em Chicago, com óleo e grão perdendo perto de 3% nesta 6ª feira
Soja despenca mais de 20 pts em Chicago nesta 6ª e perde patamar dos US$ 10/bu com resposta da China aos EUA
Preços da soja caem nos portos do Brasil refletindo queda forte em Chicago e do dólar nesta 5ª feira
undefined