MS: Fundação Chapadão, confirma o 1º foco de ferrugem asiática na cultura da soja em Chapadão do Sul

Publicado em 02/01/2015 08:41

A Pesquisadora da Fundação Chapadão Alexandra Botelho, procedeu o diagnóstico do primeiro foco de ferrugem asiática na cultura da soja, na safra 2014/15, na região dos Chapadões, precisamente no município de  Chapadão do Sul, MS. Segundo a pesquisadora, responsável pelo laboratório de diagnose da Fundação Chapadão, as folhas com ferrugem foram enviada por técnicos da fazenda da região de Chapadão do Sul, procedente da cultivar Anta 82, no estágio R 5 (fase enchimento de grãos), na área do foco o produtor já havia efetivado as primeiras aplicações com fungicida específico para o controle da ferrugem.

O diretor e pesquisador da Fundação Edson Borges, vinha alertando aos produtores quanto a esta possível ocorrência, pois as condições de clima (umidade e temperatura) estavam propicia ao desenvolvimento da doença, o mesmo esclarece que doravante os produtores devem continuar procedendo o monitoramento e as aplicações nas áreas até então programadas, e nos talhões em que a soja estiver na fase de R1, ha necessidade de proceder as aplicações, e nas áreas que a soja estiver na fase vegetativa ha necessidade de intensificar o monitoramento para tomada de decisão quanto a necessidade de aplicação e produto a ser aplicado.

Veja a notícia na íntegra no site do O Correio News

Tags:

Fonte: O Correio News

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sobe em Chicago nesta 5ª feira e mercado do Brasil acompanha, com alta do dólar
Futuros do farelo de soja na China caem com alta da importação de soja, menor efeito de tarifas
Soja dá sequência às altas em Chicago nesta 5ª feira, entre guerra comercial e novo USDA
Brasil tem vendido de 1 a 2 milhões de t de soja por dia com produtor brasileiro aproveitando oportunidades da guerra comercial
Soja: Prêmios cedem no Brasil diante de bom volume de negócios nos últimos dias
USDA informa, depois de muito tempo, nova venda de soja nesta 4ª feira
undefined