Consultorias privadas apontam alta produtividade para soja em Iowa e Illinois
A consultoria Lanworth informou nesta quarta-feira (23) que a produtividade média da soja nos Estados Unidos está em 47,4 sacas por hectare e a de milho em 165,3 sacas por hectare.
Mesmo com o clima adverso em importantes estados produtores do Corn Belt, como Iowa, Dakota do Sul e Illinois, que registraram neve esta semana, a colheita continua acelerada. Mas ainda há riscos de que a neve danifique a soja que está nos campos. Veja mais informações sobre o clima aqui.
O site norte-americano Agweb publicou um mapa onde é possível acompanhar a média de produtividade da soja nos principais estados produtores do país.
Mapa pubicado pela Agweb mostra produtividade da soja em bushels / acre.
Os estados que mais se destacam são Virginia, com 88,45 sacas por hectare e Kentucky, com 71,45 sacas por hectare. Iowa aparece com 56 sacas/ha, Kansas com 45,35 sacas/ha, Louisiana com 68 sacas/ha, Tennessee com 65,77 sacas/ha, Minnesota com 51,02 sacas/ha e Illinois com 62,35 sacas/ha. Os estados de Dakota do Norte e Arkansas aparecem com a produtividade um pouco mais baixa, em 36 sacas/ha e 39 sacas/ha, respectivamente.
Lanworth prevê a safra de soja norte-americana em 3.215 bilhões de bushels e a de milho em 13.792 bilhões de bushels.
Produção mundial
A produção mundial de milho, de acordo com a previsão da Lanworth, deve ficar em 955 milhões de toneladas – ou seja, 3 milhões /ton. acima das estimativas divulgadas na semana passada. No relatório, a consultoria informa que se baseou no aumento da produtividade do grão nos estados de Illinois, Kentucky e Tennessee.
Para o milho, a Lanworth elevou sua previsão em 2 milhões de toneladas, atingindo 288 milhões de toneladas. A previsão para a produção mundial de trigo também aumentou em 1 milhão de toneladas, para 707 milhões /ton., tendo por base as expectativas de uma safra maior na Rússia.
Informações: Reuters.com e Agweb.com
Tradução: Fernanda Bellei