Soja: Comercialização da safra brasileira 2012/13 chega a 66%

Publicado em 29/04/2013 14:54 e atualizado em 29/04/2013 16:36
Os produtores brasileiros de soja negociaram 66% da safra 2012/13, segundo levantamento divulgado por SAFRAS & Mercado, com base em dados recolhidos até 26 de abril. Em igual período do ano passado, a comercialização envolvia 75% e a média para o período é de 63%. No levantamento anterior, divulgado em 8 de março, o número era de 58%. Levando-se em conta uma safra estimada em 82,495 milhões de toneladas, o volume de soja já comprometido chega a 54,070 milhões de toneladas.

Sobre o relatório passado o avanço foi de apenas 8%, contra 17% da média normal. "Essa desaceleração teve duas razões principais: a reavaliação para cima na safra brasileira; e a retração das cotações domésticas, tanto no comparativo com o mês anterior, como sobre igual momento do ano passado.", afirmou o analista de SAFRAS, Flávio França Júnior.
                
Esses preços internos mais acomodados estão relacionados ao predomínio do lado negativo nos três pilares da formação dos preços no Brasil: CBOT 1% menor e prêmio de exportação caindo de +US$ 67 cents para -US$ 70 cents/bushel; e no lado positivo apenas a taxa de câmbio melhor em 8%.

"Essa retração externa está associada no lado dos fundamentos à safra cheia colhida na América do Sul, com a expectativa de área maior e safra também cheia nos EUA e pelas preocupações sobre a demanda com o retorno da gripe aviária na China", enumera o analista.
                
Em relação à safra 2013/14, também influenciada pelos preços conservadores, ainda não tivemos o início efetivo das negociações, com estimava preliminar de que no máximo 1% da safra potencial teria sido comprometida, contra 14% em 2012.


Tags:

Fonte: Safras & Mercado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Disparada do farelo em Chicago puxa soja em grão e traz novo impacto positivo ao mercado do BR Disparada do farelo em Chicago puxa soja em grão e traz novo impacto positivo ao mercado do BR
Farelo sobe quase 3% e puxa altas entre os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago nesta 5ª Farelo sobe quase 3% e puxa altas entre os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago nesta 5ª
Decisão do STJ obriga juízes do TJMT analisar essencialidade de grãos em RJ de produtores rurais
Conab eleva previsão para safra de soja 24/25 por ganhos de produtividade
Soja: Mercado acompanha grãos e derivados e volta a subir na Bolsa de Chicago nesta 5ª feira
Perspectiva para importações recordes de soja chinesa no segundo trimestre pode aliviar aperto de oferta