Mau humor do financeiro pesa sobre mercado de grãos em Chicago

Publicado em 15/04/2013 11:55
No pregão desta segunda-feira (15), soja, milho e trigo operam em queda na Bolsa de Chicago. O mercado, segundo analistas, devolve parte dos ganhos das útlimas sessões e registra movimentos de realizações de lucros, além disso sente a pressão do mau humor do mercado financeiro. 

Quem lidera as perdas é o trigo que, por volta das 11h15 (horário de Brasília), perdia entre 16 e 18 pontos nos principais vencimentos. A soja operava com mais volatilidade, recuando pouco mais de 5 pontos nos contratos mais negociados. Já o vencimento maio/13, no mesmo momento, operava sem variação depois de ter passado, mais cedo, pelos campos positivo e negativo. 

Um dos fatores que pesa sobre as commodities agrícolas é, também, o mau humor do mercado financeiro por conta das informações negativas vindas da China. No primeiro trimestre de 2013, a economia chinesa cresceu 7,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. O índice ficou abaixo do registrado no mesmo período anterior e também aquém das expectativas do mercado. 

Os dados decepcionaram e, segundo analistas, intensificaram o pessimismo no humor geral do mercado financeiro, o qual já provoca uma baixa nas principais bolsas de valores do mundo, além das commodities e juros dos títulos públicos americanos. Em contrapartida, o dólar avança em relação à outras moedas e complemento o quadro de uma  maior aversão ao risco nesta segunda-feira. 

O noticiário do financeiro informa que os números apresentados hoje alimentam o receio de que a recuperação da economia chinesa tenha perdido força e isso coloca em questão a capacidade de reação do mercado mundial, uma vez que trata-se da segunda maior economia do mundo. 

Paralelamente, no mercado de grãos há ainda a questão da nova safra dos Estados Unidos e em que condições climáticas se inicia, além dos fundamentos que norteiam a safra 2012/13 - de oferta ajustada e demanda aquecida. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Setor Produtivo defende Código Florestal e impactos críticos da Moratória da Soja em audiência no Senado Setor Produtivo defende Código Florestal e impactos críticos da Moratória da Soja em audiência no Senado
Presidente da Abiove defende modernização da Moratória da Soja Presidente da Abiove defende modernização da Moratória da Soja
Possibilidade de acordo entre China e EUA dá espaço para altas contínuas da soja em Chicago, mas negociações devem ser duras
Soja fecha terceiro pregão consecutivo em alta, com sinais importantes vindos da relação China-EUA
Anec reduz previsão para exportação de soja do Brasil em abril
Soja continua subindo em Chicago nesta 4ª, atenta ao financeiro mais confiante