Soja: CNGOIC estima redução das importações da China nos próximos dois meses

Publicado em 06/08/2012 10:27 e atualizado em 06/08/2012 11:49
O Centro Nacional de Informações sobre Grãos e Óleos da China (CNGOIC) informou nesta segunda-feira (6) que as importações de soja do país pode diminuir nos próximos dois meses. Nesta sexta-feira, o governo deverá divulgar as importações de julho. 

De acordo com a estatal, o volume comprado em setembro e outubro pode ser menor do que 4 milhões de toneladas frente às 4,5 milhões de toneladas adquiridas em agosto. Em junho, a nação asiática importou 5,62 milhões de toneladas da oleaginosa. 

A média mensal de importações de soja pela China no primeiro semestre deste ano foi de, segundo o CNGOIC, 4,84 milhões de toneladas. Já a média mensal de soja importada para esmagamento é de 4,7 milhões de toneladas. 

Alguns analistas afirmam ainda que a demanda da China poderia registrar essa ligeira diminuição em função dos altos preços que vêm sendo registrados na Bolsa de Chicago. As cotações já atingiram recordes nas últimas semanas, principalmente, por conta da quebra de safra nos Estados Unidos provocada pela intensa seca. 

Frente a esses altos preços no mercado internacional e na tentativa de reduzir os preços internamente, o governo chinês deve oferecer cerca de 400 mil toneladas de soja de suas reservas como forma de aumentar a oferta doméstica. 

USDA - Nesta segunda-feira (6), o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) anunciou a venda de 106 mil toneladas de soja para a China. A entrega é para a temporada 2012/13. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tecnicamente soja em Chicago recupera tendência de alta com ação dos fundos deixando suas posições, mas movimento ainda é frágil
Demanda da China e alta da soja em Chicago sustentam preços no Brasil, diz Cepea
China faz novas compras de soja nos EUA e no Brasil, marcando mais uma semana de boas novas da demanda
Soja dá sequência às altas em Chicago nesta 6ª feira, acompanhando derivados
Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas debate umidade para classificação da soja
Soja sobe 15 pontos em Chicago e volta a flertar com os US$10/bushel nos vencimentos americanos