Grãos: Ainda climático, mercado opera com volatilidade em Chicago

Publicado em 26/07/2012 09:03 e atualizado em 26/07/2012 09:35
A volatilidade continua marcando sua presença no mercado internacional de grãos e, nesta quinta-feira (26), os futuros da soja, do milho e do trigo operam em queda na Bolsa de Chicago. Por volta das 9h (horário de Brasília), a soja trabalhava com mais de 10 pontos de queda nos contratos mais próximos. No milho, o recuo era pouco expressivo, entre 1 e 2 pontos, e o no trigo variavam entre 2 e 6 pontos. Porém, às 9h30, a soja já operava em campo misto, o milho em alta e o trigo reduzindo as baixas. 

O mercado de grãos vem se movimentando a cada divulgação de um novo mapa climático com as previsões para os Estados Unidos e por isso, tamanho "nervosismo" e volatilidade. Como explicou o analista Pedro Dejneka, da PHDerivativos, o "easy money" de altas sequenciais "acabou por agora" e o mercado entre em uma fase delicada. Assim, esse sobe e desce dos preços deve ser visto até a metade de agosto, como explicou. 

Além disso, o modelo climático europeu, que tem sido o mais preciso até o momento, vem trazendo mapas que indicam algumas chuvas nos Estados Unidos, informações que também são trazidas pelo modelo GFS, o norte-americano. 

Entretanto, as precipitações esperadas não indicam uma mudança da tendência climática no país e boa parte do cinturão produtor, caso elas cheguem, ainda ficarão sem chuvas. As chuvas esperadas não deverão ter volume o suficiente e nem serão abrangentes como é necessário.

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tecnicamente soja em Chicago recupera tendência de alta com ação dos fundos deixando suas posições, mas movimento ainda é frágil
Demanda da China e alta da soja em Chicago sustentam preços no Brasil, diz Cepea
China faz novas compras de soja nos EUA e no Brasil, marcando mais uma semana de boas novas da demanda
Soja dá sequência às altas em Chicago nesta 6ª feira, acompanhando derivados
Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas debate umidade para classificação da soja
Soja sobe 15 pontos em Chicago e volta a flertar com os US$10/bushel nos vencimentos americanos