Soja: exportações americanas recuam 16%

Publicado em 11/06/2012 16:02


Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês), o país exportou pouco mais de 32 milhões de toneladas de soja na temporada 2011/2012 que termina em agosto próximo. Esse volume representa uma queda de 16% em relação 38,25 milhões de toneladas exportadas no mesmo período da safra passada.

A queda nas vendas representa o temor sobre os estoques mundiais reduzidos. No último ano, os americanos colheram uma safra 10,5% menor do que na temporada anterior, estimada em 236,87 milhões de toneladas. Porém, participantes do mercado apostam que as estimativas oficiais de exportação serão superadas devido à quebra da safra sul-americana, que obrigou a China a concentrar uma maior parte de suas compras nos Estados Unidos.


Com informações do Valor.

Para a corretora americana Jefferies Bache, há uma estimativa de um embarque total de 36,47 milhões de toneladas. Enquanto avaliações mais otimistas colocam os embarques próximos de 37 milhões de toneladas. “Parte desse volume comercializado será efetivamente embarcado apenas na safra 2012/13”, aposta o analista de commodities Vinicius Ito.

Desde o início da temporada, em setembro do ano passado, os produtores americanos acertaram a venda de 36,36 milhões de toneladas — volume superior à projeção do USDA para todo o período.

Tags:

Por: Juliana Ibanhes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja despenca em Chicago, mas na sequência mercado pode voltar a ficar lateralizado
Soja desaba 4% nesta 6ª feira em Chicago, acompanhando perdas agressivas do óleo, farelo e grãos
Soja, derivados e grãos despencam em Chicago nesta tarde de 6ª feira; soja devolve o que subiu na semana
Soja: Mercado em Chicago recua nesta manhã de 6ª, devolvendo parte dos ganhos da sessão anterior
Alta do farelo com ameaça de greve na Argentina e clima seco nos EUA estimulam cobertura de fundos e soja reage em Chicago
Soja volta a subir em Chicago, intensifica os ganhos e acompanha avanço de mais de 2% do farelo