Soja: Importações da China têm aumento de 16% em maio

Publicado em 11/06/2012 10:22
O volume de importações de soja da China é o maior do ano e representa aumento de 16% em relação ao mesmo período de 2011, e de 8% na comparação com abril. Os dados, divulgados pela administração da Alfândega chinesa, revelam uma quantidade de 5,28 milhões de toneladas importadas pelo país no mês passado. Entre janeiro e maio, o país comprou 23,43 milhões de toneladas de soja do exterior, alta de 20,7% em relação a igual período de 2011.

O número indica que a demanda do país asiático por oleaginosas permanece forte, mesmo com relatos de cancelamentos de pedidos devido à queda das margens de esmagamento e com o cenário de desaceleração das economias mundiais, muito influenciado pela crise européia. A China, maior importador de soja do mundo, deve comprar cerca de 6 milhões de toneladas da oleaginosa em junho, segundo projeção do Centro de informações do Conselho Nacional de Grãos e Óleos. 

As importações da oleaginosa no segundo semestre devem desacelerar, de acordo com o Conselho. No ano comercial 2011/12, que começou em 1º de outubro, o total de soja importada deve chegar a cerca de 58 milhões de toneladas.

Com informações da Agência Estado & dados da Dow Jones

Tags:

Por: Thaís Jorge
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja despenca em Chicago, mas na sequência mercado pode voltar a ficar lateralizado
Soja desaba 4% nesta 6ª feira em Chicago, acompanhando perdas agressivas do óleo, farelo e grãos
Soja, derivados e grãos despencam em Chicago nesta tarde de 6ª feira; soja devolve o que subiu na semana
Soja: Mercado em Chicago recua nesta manhã de 6ª, devolvendo parte dos ganhos da sessão anterior
Alta do farelo com ameaça de greve na Argentina e clima seco nos EUA estimulam cobertura de fundos e soja reage em Chicago
Soja volta a subir em Chicago, intensifica os ganhos e acompanha avanço de mais de 2% do farelo