Grãos fecham noturno no vermelho com financeiro preocupante

Publicado em 22/02/2012 11:59
Nesta quarta-feira, o mercado internacional de grãos fechou o pregão noturno no vermelho. A sessão foi de poucos negócios e os contratos foram pressionados, principalmente, pela aversão ao risco dos traders. 

A soja fechou o pregão perdendo pouco mais de 4 pontos nos principais vencimentos, e o milho e o trigo encerraram com perdas de quase 3 pontos nos contratos mais próximos. 

As incertezas no macrocenário econômico estão de volta aos holofotes de Chicago. Hoje, a agência de classificação de risco Fitch Ratings cortou a nota de crédito da Grécia em dois degraus, passando de CCC para C. 

"A Fitch considera que a proposta para reduzir o endividamento público da Grécia via troca de dívida com os credores privados irá, se concluída, constituir um default no rating e levar a nota do país a ser rebaixada para ´default restritivo'", informou a agência em um comunicado. 

As dúvidas sobre a eficiência das medidas propostas pela Grécia para conter a crise e evitar um calote de sua dívida pública estão fazendo com que os investidores se mostrem mais avessos ao risco, migrando para ativos mais seguros, como o dólar, por exemplo. O movimento acaba pressionando as commodities agrícolas. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tecnicamente soja em Chicago recupera tendência de alta com ação dos fundos deixando suas posições, mas movimento ainda é frágil
Demanda da China e alta da soja em Chicago sustentam preços no Brasil, diz Cepea
China faz novas compras de soja nos EUA e no Brasil, marcando mais uma semana de boas novas da demanda
Soja dá sequência às altas em Chicago nesta 6ª feira, acompanhando derivados
Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas debate umidade para classificação da soja
Soja sobe 15 pontos em Chicago e volta a flertar com os US$10/bushel nos vencimentos americanos