Relatório denuncia fraude para demarcação de terras indígenas em Guaíra e Terra Roxa

Publicado em 21/02/2018 07:39

Um relatório desenvolvido por uma comissão que se intitula Comissão da Verdade coloca em xeque a forma como estão ocorrendo as invasões de terras por ditos indígenas nas cidades de Guaíra e Terra Roxa, no oeste do Paraná. O assunto ganha importância pois essas terras estão em vias de serem demarcadas, inviabilizando parte do agronegócio naquele entorno.

Conforme o documento que a reportagem do Jornal O Paraná teve acesso exclusivo, os indígenas listados dizem que aquelas terras pertenciam aos seus ancestrais, só que parte deles nem sequer nasceu no Brasil. Apesar de não terem limites de fronteira propriamente ditos e os indígenas trafegarem livremente entre um país e outro, como é o caso do Brasil e do Paraguai, o aspecto preocupante e que chama a atenção é para indicativos de fraudes possivelmente praticadas do lado de cá da fronteira.

O documento tem relatos e imagens e já é do conhecimento da Polícia Federal e também chegou a líderes públicos regionais. Ele revela que índios paraguaios estão obtendo documentos falsos como se tivessem nascido no Brasil para atestar seu direito à terra. Esses documentos facilitariam a permanência de muitos nas terras invadidas e prestes a serem demarcadas pelo governo federal.

Além disso, a maioria desses supostos indígenas recebe benefícios como cidadãos brasileiros, como cestas básicas, auxílio aluguel ou mesmo acesso a programas como o Bolsa Família.

O relatório que recebeu o auxílio de forças de segurança para ser realizado detalha ainda que, no dia 17 de dezembro de 2017, dois veículos, uma van e um táxi, ambos com placas paraguaias, foram interceptados no posto de fiscalização da PRF (Polícia Rodoviária Federal) na cabeceira da Ponte Ayrton Senna, em Guaíra. Tanto motoristas quanto ocupantes disseram às forças de segurança que estavam indo ao Paraguai exercer seu direito ao voto. Ocorre que durante a inspeção se observou que se tratavam todos de cidadãos paraguaios, apresentando inclusive as identidades do país vizinho.

Leia a notícia na íntegra no site Correio do Ar.

Fonte: Correio do Ar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas marcham em Brasília e bloqueiam vias contra marco temporal
Ministro da Justiça anuncia demarcação de 7 novos territórios indígenas no Estado de São Paulo
Em resposta aos conflitos no campo, FPA apresenta projeto para garantir segurança jurídica à população rural
FPA: Conflitos por invasões em Guaíra e Terra Roxa (PR) aumentam o risco de morte entre indígenas e produtores
Audiência sela acordo de conciliação que envolve demarcação de terras no Mato Grosso do Sul
FPA: Lucio Mosquini defende continuidade do debate de conciliação no STF sobre o Marco Temporal
undefined