Funai venderá bens de produtores rurais para financiar novas aldeias indígenas no Mato Grosso

Publicado em 29/01/2015 17:20

O secretário executivo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Cléber Buzatto, disse à Agência Brasil (ABr) que os índios xavante que receberam a área da antiga fazenda Suiá-Missu depois de expulsão dos agricultores construirão mais aldeias como forma de proteger o território. “Atualmente os xavantes tentam se organizar para ocupar toda a área. Os indígenas estão fazendo avaliações para ver o melhor momento de formar novas aldeias dentro desse território”, disse Buzatto.

A Funai confirma a informação. Por meio de nota a fundação informou à ABr que a construção das aldeias tem sido tratada de forma conjunta entre a coordenação regional e a própria sede, em Brasília. Ainda segundo a Funai, as novas aldeias serão construídas com os recursos da venda dos silos de armazenamento de grãos tomados dos agricultores na ocasião do expurgo. A venda teria sido autorizada por decisão judicial.

Fonte: Questão Indígena

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Denúncia sobre irregularidade na Funai na emissão de certidão de nascimento para indígenas paraguaios no Paraná gera reação da FPA
Indígenas marcham em Brasília e bloqueiam vias contra marco temporal
Ministro da Justiça anuncia demarcação de 7 novos territórios indígenas no Estado de São Paulo
Em resposta aos conflitos no campo, FPA apresenta projeto para garantir segurança jurídica à população rural
FPA: Conflitos por invasões em Guaíra e Terra Roxa (PR) aumentam o risco de morte entre indígenas e produtores
Audiência sela acordo de conciliação que envolve demarcação de terras no Mato Grosso do Sul
undefined