Funcionário da Funai diz que o órgão continuará demarcando terras e expulsando produtores sem abaixar a cabeça para o Congresso
O Funcionário da Funai, Carlos Travassos, disse em audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (20), que a Fundação vai sim expulsar os produtores rurais da Terra Indígena Awá, no Maranhão. Mais de mil famílias já foram cadastradas pelo Governo e podem ser expulsas a qualquer momento.
Travassos compareceu à audiência pública da Comissão da Amazônia substituindo a Presidenta interina da Fundação, Maria Augusta Assirati, a Guta, que se recusou a comparecer perante os deputados e os produtores rurais que vieram do Maranhão acompanhar a audiência.
Perguntado pelo Deputado Asdrúbal Bentes, do Pará, onde a Funai reassentará os produtores, Travassos disse que esse não é um problema da Funai. Disse ainda que a Fundação continuará com o seu papel constitucional de demarcar terras e não vai abaixar a cabeça para o Congresso Nacional.
Travassos tem razão. O papel da Funai é garantir terra para os índios, não é garantir terra para branco. Assista o vídeo e veja com os seus próprios olhos.