FMI revisa para baixo estimativa de crescimento da China para 2011 e 2012

Publicado em 20/09/2011 11:56 e atualizado em 21/09/2011 07:30
Em relatório de Perspectivas Econômicas Mundiais de setembro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) baixou suas estimativas para o crescimento da China em 2011 e 2012. Já as projeções para a inflação no país foram elevadas. O Fundo também expressou confiança de que as medidas de aperto na China começam a ter efeito no combate à inflação.

Para 2011, o crescimento chinês deve atingir 9,5%, abaixo da estimativa de junho, de expansão de 9,6%, de acordo com o relatório. Já em 2012, a estimativa é de que a economia do país avance 9%, projeção também abaixo da previsão de junho de crescimento de 9,5%. Segundo o FMI, a expansão está perdendo ritmo por conta das "atuais políticas de aperto e da contribuição menor da demanda líquida externa".

O FMI ressaltou que as pressões inflacionárias permanecem, porém, as medidas de aperto têm tido algum efeito. "A inflação nos preços das propriedades e a expansão do crédito diminuíram dos níveis recorde recentes", destaca. Em agosto, Índice de preços ao consumidor, CPI (sigla em inglês),subiu 6,2% em base anual,levemente abaixo da alta de 6,5% registrada em julho.

Por: Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dow Jones atinge recorde de fechamento após dados econômicos favoráveis dos EUA
Dólar à vista fecha em alta pela 5ª sessão apesar de intervenções do BC
Ibovespa tem melhor mês do ano com expectativa sobre juros nos EUA
Taxas longas de juros futuros disparam com temor fiscal após alta da dívida bruta no Brasil
S&P fecha em alta após dados econômicos favoráveis dos EUA
Desemprego baixo não provoca "inflação grande" em serviços, mas preocupa, diz Campos Neto