Crise no euro é o grande risco global no momento

Publicado em 06/09/2011 10:04
A crise do euro reaparece como maior risco global do momento, a medida em que os problemas financeiros da Europa vem ganhando, a cada dia, proporção  mais grave. A chance de um calote mais profundo na Grécia e os temores de rebaixamento da nota de crédito da Itália renovaram a onda de instabilidade externa ontem.

Outra grande preocupação é com os bancos, que tiveram suas ações fortemente afetadas. A situação implica a ideia de um ambiente frágil frente ao fato de o volume dos depósitos no Banco Central Europeu ter atingido o pico, diante da falta de disposição para empréstimos.

Esta semana se iniciou com o clima semelhante à crise de 2008, com as perdas nas praças européias beirando os 5%. A agressividade da desvalorização esteve diretamente ligada ao feriado do Dia do Trabalho norte-americano.

Além disso, três principais agências de classificação de risco (Moody´s, S&P e Fitch) devem cortar a nota de crédito da Itália. O país está em processo de aprovação de um novo plano fiscal.

Nesta terça-feira, o mercado financeiro europeu tem recuperação de 1%. (às 6h15, de Brasília, Londres subia 1,4%; Paris, 1,2%; e Frankfurt, 1,3%). O ambiente, entretanto, segue bastante delicado.

Por: Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024