SP: Previsões e estimativas das safras agrícolas, ano agrícola 2010/11

Publicado em 29/08/2011 11:49 e atualizado em 30/08/2011 13:18
Os resultados finais da estimativa de safra para culturas de expressão econômica do Estado de São Paulo, fruto de levantamento realizado no período de 1º a 21 de junho pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, indicam que, para todos os grupos de produtos, “a agricultura paulista é dinâmica, eficiente e otimiza recursos”, com redução de área mas aumento de produção, resultado de ganhos na produtividade.

“Os índices agregados mostram a evolução da agricultura no ano agrícola 2010/11, comparativamente ao de 2009/10. Considerando todos os grupos de produtos, os resultados indicaram ganho de 4,5% na produção, em decorrência do acréscimo na produtividade da terra de 1,9% e da área plantada de 2,9%, comparativamente à safra passada”, explicam os pesquisadores.

O próximo levantamento para previsão e estimativa de safra agrícola no Estado de São Paulo, a ser efetuado em setembro de 2011, deverá trazer informações mais precisas sobre produções e produtividades das culturas ainda em desenvolvimento nesta safra, bem como os reflexos das adversidades climáticas ocorridas sobre as lavouras a partir de junho. Também trará as primeiras informações de intenção de plantio das culturas da safra de verão para 2011/12 e os resultados finais de 2010/11 dos produtos agrícolas de inverno e das culturas perenes.

Veja no site www.iea.sp.gov.br - links "Conjuntura", "Previsão de safras", o levantamento completo de junho, com dados de diversos produtos e regiões.

Fonte: Sec. Agricultura SP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dow Jones atinge recorde de fechamento após dados econômicos favoráveis dos EUA
Dólar à vista fecha em alta pela 5ª sessão apesar de intervenções do BC
Ibovespa tem melhor mês do ano com expectativa sobre juros nos EUA
Taxas longas de juros futuros disparam com temor fiscal após alta da dívida bruta no Brasil
S&P fecha em alta após dados econômicos favoráveis dos EUA
Desemprego baixo não provoca "inflação grande" em serviços, mas preocupa, diz Campos Neto