Ministro diz que recessão na Grécia pode ser mais forte que o esperado

Publicado em 19/08/2011 16:30
O ministro de Finanças da Grécia, Evangelos Venizelos, disse hoje que a recessão no país este ano poderá ser mais profunda do que o originalmente previsto, levantando preocupações com a capacidade do país de cumprir suas metas para o déficit.

“A verdade é que tanto as condições internacionais quanto domésticas estão piorando, e a recessão é nosso maio problema”, disse Venizelos, em entrevista a uma rádio.

Embora tenha se recusado a traçar uma estimativa mais precisa, Venizelos indicou que as previsões oficiais de contração de 3,8%, 3,9% do PIB grego este ano são “otimistas” e não descartou uma queda ainda maior. “Há hoje uma série de projeções, inclusive de queda de mais de 4,5%,e vamos ver para onde os ventos vão soprar. Eu ficaria feliz em ver o número mais otimista”, disse ele.

Outros membros do governo, no entanto, disseram hoje à Dow Jones que a economia grega pode contrair-se até 5,2% este ano e seguir em recessão no próximo. Essas fontes, que estão envolvidas diretamente no planejamento econômico, disseram também que uma queda muito forte poderia elevar o déficit orçamentário da Grécia para algo entre 8% e 8,5% do PIB. A meta atual é de 7,6%.

Fonte: Valor Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dow Jones atinge recorde de fechamento após dados econômicos favoráveis dos EUA
Dólar à vista fecha em alta pela 5ª sessão apesar de intervenções do BC
Ibovespa tem melhor mês do ano com expectativa sobre juros nos EUA
Taxas longas de juros futuros disparam com temor fiscal após alta da dívida bruta no Brasil
S&P fecha em alta após dados econômicos favoráveis dos EUA
Desemprego baixo não provoca "inflação grande" em serviços, mas preocupa, diz Campos Neto