Governantes da China expressam confiança na economia dos EUA

Publicado em 19/08/2011 09:04
Primeiro-ministro, Wen Jiabao, disse estar confiante, diz agência Xinhua. Vice-presidente da China, Xi Jinping, disse China não sofrerá pouso forçado.
O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, disse nesta sexta-feira (19) que está "totalmente confiante" de que a economia dos EUA poderá superar as dificuldades e voltar ao caminho normal do desenvolvimento, informou a agência de notícias estatal Xinhua. Ele fez essas declarações, segundo a agência, durante a visita do vice-presidente americano, Joe Biden, ao país.

Também durante a visita de Biden, o vice-presidente da China, Xi Jinping, disse que a economia chinesa não vai sofrer um pouso forçado e que a dos EUA é resistente. Ele reiterou que Pequim manterá sua política macroeconômica, mas que também a tornará mais focada e flexível, com o objetivo de equilibrar a proteção do crescimento econômico com o combate à inflação.

Os comentários de Xi, que deverá suceder Hu Jintao como líder do Partido Comunista no ano que vem e tornar-se presidente em 2013, veio um dia após a forte queda dos mercados no mundo todo, prejudicados pelas preocupações fiscais e pela perspectiva de contração econômica global.

Durante seu discurso, Xi pediu aos EUA que aliviem restrições comerciais e que concedam tratamento justo para as empresas chinesas, acrescentando que os dois países não devem "politizar nem fazer sensacionalismo" com questões comerciais.

Fonte: Valor Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024