Oito dos 90 bancos europeus analisados falham no teste de estresse
Outros 16 bancos europeus ficaram entre 5% e 6% de capital Tier 1, segundo resultado dos testes divulgado há pouco.
No fim de 2010, 20 bancos estavam abaixo dos 5% de Tier 1, o que representava uma necessidade de capital de 26,8 bilhões de euros. De janeiro a abril, as instituições levantaram 50 bilhões de euros em capital.
UE diz que resultados dos testes mostram que bancos estão fortes
Os resultados dos testes de estresse sobre os bancos europeus mostram que o setor bancário da região está cada vez mais forte e capaz de resistir a choques, disse a União Europeia (UE) nesta sexta-feira. A Comissão Europeia disse esperar que os oito bancos europeus que falharam no teste de capacidade de resistir a uma recessão prolongada "tomem todas as medidas necessárias para reforçar as suas posições de capital".
"Os resultados de hoje destacam que a grande maioria dos bancos europeus estão agora muito mais fortes capazes de resistir a choques", disse a Comissão em um comunicado emitido em nome de Olli Rehn, o comissário para assuntos monetários, e Michel Barnier, o comissário para regulação financeira.
"Em antecipação ao teste, muitos bancos já tomaram medidas para fortalecer a resiliência dos seus balanços por meio de medidas de autorregulação e ajuda financeira do governo." A Comissão disse que a prioridade na resposta a alguma fraqueza deve ser dada a soluções vindas do setor privado.