Alimentos e transportes ficam mais baratos e inflação em SP cai, diz Fipe

Publicado em 17/06/2011 09:24
IPC-Fipe registrou deflação de 0,08% na segunda prévia de junho. Grupos de educação e habitação tiveram aceleração da alta de preços.
A inflação na capital paulista, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), teve deflação de 0,08% na segunda prévia de junho, após ter registrado alta de 0,05% na apuração anterior. O levantamento foi divulgado nesta sexta-feira (17).

Dos sete grupos analisados pela pesquisa, cinco tiveram desaceleração de preços, puxada, principalmente, por alimentação, cuja deflação passou de 0,29% na primeira quadrissemana para - 0,58% nesta apuração, e por transportes - os preços passaram de uma queda de 0,74% no primeiro levantamento do mês para um recuo de 1,10% na segunda apuração.

No grupo despesas pessoais, os preços haviam subido 0,49% na primeira apuração de junho e desaceleraram para uma alta de 0,41%. O grupo saúde, que havia registrado alta de 0,59% no último levantamento, desacelerou para 0,52%. Em vestuário, os preços haviam apresentado alta de 1,03% na pesquisa anterior e agora desaceleraram para 0,93%.

Na contramão, dois grupos de despesas tiveram aceleração da alta de preços em relação ao levantamento anterior: Habitação, que passou de 0,23% para 0,29%, e educação, que havia apresentado alta de 0,06% na primeira quadrissemana e agora apontou 0,07%.

Fonte: G1.com

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024