Inflação semanal desacelera a 0,36%; alimentos sobem menos

Publicado em 08/06/2011 08:53
A inflação semanal medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) continuou desacelerando no início de junho, em meio à alta mais branda de grupos como alimentação e à queda dos custos de transportes. O indicador subiu 0,36% na primeira prévia de junho, ante alta de 0,51% no mês de maio, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quarta-feira.

"Esta foi a menor taxa desde a segunda semana de setembro de 2010", disse a FGV em nota. Os custos do grupo Alimentação avançaram 0,25% nesta leitura, contra 0,47% na anterior. Os de Habitação arrefeceram a alta de 0,75% para 0,83%. Os de Vestuário subiram 0,58% agora, frente a 0,71% antes.

Entre os alimentos, o destaque foi o item Hortaliças e Legumes, que diminuiu a alta de 3,08% para 1,92%. Os preços de Transportes recuaram 0,48% na abertura do mês, após a variação positiva de 0,01% em maio, refletindo o recuo dos combustíveis. As principais quedas individuais de preços foram de álcool combustível, batata-inglesa, laranja-pera, gasolina e cenoura. As maiores altas foram de tomate, tarifa de água e esgoto, aluguel residencial, tarifa de ônibus urbano e tarifa de energia elétrica. A primeira prévia do mês mediu os preços de 8 de maio a 7 de junho.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dow Jones atinge recorde de fechamento após dados econômicos favoráveis dos EUA
Dólar à vista fecha em alta pela 5ª sessão apesar de intervenções do BC
Ibovespa tem melhor mês do ano com expectativa sobre juros nos EUA
Taxas longas de juros futuros disparam com temor fiscal após alta da dívida bruta no Brasil
S&P fecha em alta após dados econômicos favoráveis dos EUA
Desemprego baixo não provoca "inflação grande" em serviços, mas preocupa, diz Campos Neto