Bolsas asiáticas fecham em leve queda por commodities

Publicado em 17/05/2011 09:07
A maioria das bolsas de valores asiáticas fecharam com leve queda nesta terça-feira, com sinais de uma desaceleração na retomada econômica dos Estados Unidos somados à queda das commodities e à alta do dólar. Em Tóquio, o índice Nikkei encerrou com leve alta de 0,09% e o índice mais amplo Topix recuou 0,08%.

O mercado do Japão perdeu mais de 3% nos últimos três pregões, seguindo a queda dos ativos mais arriscado, com investidores avaliando o esperado fim do programa de estímulos do Federal Reserve (FED, banco central americano), em junho. "Todos os olhos estão nas commodities", disse Takashi Ohba, estrategista da Okasan Securities. "Normalmente, a queda das commodities seria considerada positiva para a economia, mas nesses dias o mercado se tornou um barômetro de exposição a risco - as commodities estão em baixa, então todos estão em um humor de aversão a risco."

O índice de Seul caiu 0,08%, superando a pressão de venda de investidores estrangeiros e os declínios em ações de tecnológicas como a Samsung Electronics. As ações da Samsung caíram mais de 1%. Alguns mercados da Ásia, como o de Cingapura, estavam fechados por feriado. Em Hong Kong, o mercado perdeu 0,26% e a bolsa de Taiwan retrocedeu 0,31%. Os índices de Xangai e Sydney fecharam em alta de 0,13% e 0,73%, respectivamente.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dow Jones atinge recorde de fechamento após dados econômicos favoráveis dos EUA
Dólar à vista fecha em alta pela 5ª sessão apesar de intervenções do BC
Ibovespa tem melhor mês do ano com expectativa sobre juros nos EUA
Taxas longas de juros futuros disparam com temor fiscal após alta da dívida bruta no Brasil
S&P fecha em alta após dados econômicos favoráveis dos EUA
Desemprego baixo não provoca "inflação grande" em serviços, mas preocupa, diz Campos Neto