CNA esclarece dúvidas sobre contribuição sindical rural

Publicado em 12/05/2011 16:28

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) fará sexta-feira (13) uma webconferência para esclarecer ao produtor sobre a "Contribuição Sindical Rural - Pessoa Física". Técnicos da entidade estarão à disposição para tirar dúvidas das 10h às 11h. O prazo para pagar a contribuição do exercício de 2011 vence dia 22 de maio.

Para participar da webconferência, basta acessar o site do Canal do Produtor (www.canaldoprodutor.com.br) na data e horário marcados. O produtor também pode enviar suas perguntas ao seguinte endereço: canaldoprodutor@cna.org.br.

A Contribuição Sindical Rural é obrigatória por lei e o pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária ou casa lotérica. Ao pagá-la, o produtor garante ao seu sindicato condições para investir, atuar e defender a categoria.

Os proprietários rurais que não efetuarem o pagamento no prazo determinado sofrerão as penalidades previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). “Se o pagamento for feito após a data de vencimento, terá multa de 10% nos primeiros 30 dias, mais um adicional de 2% por mês subsequente de atraso, juros de mora de 1% ao mês e atualização monetária”, explica Nelson Piccoli, diretor administrativo e financeiro do Sistema Famato.

Confira aqui as orientações da CNA:

O que é a contribuição sindical – Cada produtor rural é um elemento vital para a sustentação da economia brasileira. Ao pagar a Contribuição Sindical o produtor garante ao sindicato condições para investir, atuar e defender a categoria.

Por que contribuir – Parte da arrecadação da Contribuição Sindical é utilizada para levar cultura, cidadania e profissionalização para o homem do campo e sua família. O desenvolvimento e a implantação de ações, projetos e programas são parte importante no desenvolvimento rural. Quando o produtor contribui, ele pode exigir de sindicatos e federações ações para a melhoria do seu trabalho no campo.

Como e quando contribuir – A CNA envia para o produtor uma guia bancária já preenchida com o valor da contribuição. Até o dia 22 de maio de 2011, o produtor pode pagar a guia em qualquer agência bancária. Após o vencimento, a guia só poderá ser paga em agências do Banco do Brasil, em um prazo máximo de 90 (noventa) dias.

Como fica a situação de quem não recebeu a guia – Se você não recebeu a guia, deve procurar o sindicato rural do seu município ou a Federação da Agricultura do Estado, com uma cópia do seu Documento de Informação e Apuração do Imposto Territorial Rural (DIAT). Também é possível imprimir a sua 2ª via pela internet acessando o site www.canaldoprodutor.com.br.

Fonte: Só Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dow Jones atinge recorde de fechamento após dados econômicos favoráveis dos EUA
Dólar à vista fecha em alta pela 5ª sessão apesar de intervenções do BC
Ibovespa tem melhor mês do ano com expectativa sobre juros nos EUA
Taxas longas de juros futuros disparam com temor fiscal após alta da dívida bruta no Brasil
S&P fecha em alta após dados econômicos favoráveis dos EUA
Desemprego baixo não provoca "inflação grande" em serviços, mas preocupa, diz Campos Neto