Produtores rurais pressionam por mudanças no Código Florestal

Publicado em 05/04/2011 08:35
Nesta terça, um protesto deve ser realizado em Brasília. Cerca de 20 mil produtores rurais devem participar.
Produtores rurais fazem protesto nesta terça (05) em Brasília para pedir a aprovação de mudanças no Código Florestal.

As caravanas de agricultores já começaram a chegar, centenas de ônibus chegaram à Brasília desde o início da madrugada, vindos de todas as regiões. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e a frente parlamentar da agropecuária da Câmara dos Deputados, que promovem essa mobilização, estimam que 20 mil produtores rurais participem.

O relatório do deputado aldo rebelo, que propõe alterações no Código Florestal , foi aprovado em julho do ano passado numa comissão especial. Agora, precisa passar pelo plenário para ser votado por todos os deputados. O assunto tem provocado um acirrado debate entre as bancadas ruralista e ambientalista e também em vários setores da sociedade. Essa mobilização de apoio à proposta de reformulação do código organizada pelas lideranças agrícolas é prova disso.

Um grupo de negociação criado pelo presidente da câmara, Marco Maia, está coletando novas sugestões que podem alterar esse relatório para que a votação no plenário seja mais organizada e rápida.

Moacir Micheletto, coordenador político da frente agropecuária, explicou que as propostas de mudança no Código ainda podem ser alteradas e inclusive há uma negociação forte com o Ministério do Meio Ambiente e no Ministério da Agricultura. Há condições de consenso e o relator deve aceitar as mudanças.

O deputado Márcio Macêdo/PT-SE, que faz parte do grupo de negociação, afirma que os pontos que os ambientalistas discordam dos ruralistas dizem respeito, principalmente à chamada APP, área de preservação permanente. Segundo ele, é importante que elas sejam preservadas, pois são fundamentais para o meio ambiente, mas também para a agricultura.

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dow Jones atinge recorde de fechamento após dados econômicos favoráveis dos EUA
Dólar à vista fecha em alta pela 5ª sessão apesar de intervenções do BC
Ibovespa tem melhor mês do ano com expectativa sobre juros nos EUA
Taxas longas de juros futuros disparam com temor fiscal após alta da dívida bruta no Brasil
S&P fecha em alta após dados econômicos favoráveis dos EUA
Desemprego baixo não provoca "inflação grande" em serviços, mas preocupa, diz Campos Neto