Argentina cassa registro de operadoras de grão

Publicado em 22/03/2011 15:12
A Administração Federal de Receitas Públicas (Afip) da Argentina, organismo equivalente à Receita Federal brasileira, suspendeu o registro das companhias operadoras de grãos Louis Dreyfus Argentina, Bunge Argentina e Oleaginosa Moreno. A medida, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, revela que "as empresas realizavam operações de triangulações nocivas, utilizavam paraísos fiscais e registravam manobras financeiras com o exterior".

A nota esclarece que, no caso da Bunge Argentina, a suspensão também se deveu à utilização de notas fiscais falsas. "As agroexportadoras deverão regularizar sua situação junto ao fisco Caso contrário, serão excluídas do Registro de Operadores de Grãos", estabelece a resolução. Pelos mesmos motivos, há menos de um mês, a Afip suspendeu as multinacionais Archer Daniels Midland (ADM), Cargill S.A. e Alfred C. Toepfer International.

O registro de operadores de grãos é um dos pilares da Afip para controlar a sonegação de impostos argentinos do setor. A ferramenta contém informações sobre os integrantes da cadeia de comercialização de grãos e possibilita ao governo retirar benefícios de alíquotas diferenciais das retenções das empresas que apresentarem uma conduta fiscal incorreta ou suspeita. Quando uma companhia é excluída do registro, as retenções de impostos que ela paga por suas vendas ao mercado interno aumentam. O governo vem apertando o cerco fiscal contra as exportadoras desde o ano passado.

Fonte: DCI

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024