Fator climático e preço podem gerar recorde para a safra de grãos em 2011, diz IBGE

Publicado em 09/02/2011 15:50

De acordo previsões do IBGE, o Brasil tem grandes chances de repetir neste ano o resultado recorde da safra passada de grãos. De acordo com o gerente de pesquisas agrícolas do Instituto, Mauro Andreazzi, o Brasil está em uma boa fase no que se refere às condições de clima e de preço e poderá atingir novo recorde nesta safra.

Segundo o IBGE, apesar de a estimativa divulgada hoje de 146,8 milhões de toneladas para a nova safra de grãos estar 1,8% abaixo da safra de 2010, ainda fica 0,7% acima da estimativa anterior, divulgada em dezembro, a qual previa uma safra de 145,8 milhões de toneladas.

Andreazzi ainda afirmou que o aumento da área colhida em 2011 diante 2010 foi conseqüência do aumento dos preços. Os produtores plantaram mais e agora dependem do clima para atingirem bons resultados. “Mas temos de ver qual será o efeito total do fenômeno climático La Niña no clima, se vai provocar estiagem em algum lugar. Tudo vai depender do clima", concluiu.

O estado do Mato Grosso produz quase um terço da produção total de soja do país, e tem 20,6% de participação na produção brasileira de grãos, o que torna o estado um dos destaques nas estimativas para a safra de 2011 entre os demais produtores.

Por: Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024