Endividamento dos produtores de MT é debatido pelo governador em Brasília

Publicado em 08/02/2011 12:21

O endividamento dos produtores mato-grossenses, que chega a R$ 2 bilhões, preocupa o Governo de Mato Grosso que, hoje, articulou reunião junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no sentido de buscar alguma solução. A agricultura é uma das principais atividades ligada diretamente à economia do Estado e uma das metas do Plano de Governo desta gestão é o fortalecimento do setor.

Em uma reunião de pouco mais de uma hora e com a presença do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, o Governo do Estado conseguiu que num período de 30 dias técnicos do BNDES analisem junto aos produtores a situação. O governador Silval Barbosa fez um apelo ao diretor do órgão federal, Luciano Coutinho, para que os bancos suspendam a apreensão dos maquinários até que pelo menos encontrarem uma solução.

Cerca de mil produtores do Estado, em mais de 20 municípios, estão com a dificuldade de quitar os débitos por conta das taxas atuais. As parcelas do endividamento dos produtores referem-se basicamente às operações de Finame, com recursos do BNDES. Esse passivo é composto de dívidas antigas de programas de investimentos que foram lançados em safras anteriores por causa de crises no campo.

Acompanharam também a audiência com Coutinho, o secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, secretário-extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, senador Blairo Maggi e deputados da bancada de Mato Grosso. O assunto também será discutido com o ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, em audiência no Mapa.

O assunto também será discutido com o ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, esta tarde.

Fonte: Só Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dow Jones atinge recorde de fechamento após dados econômicos favoráveis dos EUA
Dólar à vista fecha em alta pela 5ª sessão apesar de intervenções do BC
Ibovespa tem melhor mês do ano com expectativa sobre juros nos EUA
Taxas longas de juros futuros disparam com temor fiscal após alta da dívida bruta no Brasil
S&P fecha em alta após dados econômicos favoráveis dos EUA
Desemprego baixo não provoca "inflação grande" em serviços, mas preocupa, diz Campos Neto