Índice asiático fica perto de pico em 3 anos por dados dos EUA

Publicado em 07/02/2011 07:11
As bolsas de valores da Ásia se mantiveram perto do maior nível em três anos nesta segunda-feira, impulsionadas por novos sinais de recuperação do mercado de trabalho dos Estados Unidos.

As bolsas de Seul e Tóquio lideraram os ganhos, com a primeira encerrando abaixo de nível recorde e a última registrando maior patamar em nove meses.

O mercado em Tóquio, que registra o melhor desempenho na Ásia neste ano, com ganhos até agora de mais de 3 por cento, tem se beneficiado de uma melhora nos mercados desenvolvidos e de fortes resultados trimestrais de empresas. O índice Nikkei teve valorização de 0,46 por cento, a 10.592 pontos.

Enquanto isso, em Seul o mercado tem visto entrada de recursos de investidores que até o ano passado mantinham dinheiro em praças do sul e sudeste da Ásia. A bolsa de Seul teve valorização de 0,47 por cento, a 2.081 pontos, nesta segunda-feira.

O índice MSCI que reúne bolsas da região Ásia-Pacífico subiu 0,4 por cento, mas às 7h58 (horário de Brasília), exibia ligeira queda de 0,15 por cento, mantendo-se próximo do maior nível em três anos testado em janeiro.

Indicações de autoridades asiáticas de maior urgência no combate à inflação, com a Indonésia sendo o mais recente país a aumentar juros, em 0,25 ponto percentual, na semana passada, têm deixado os investidores mais otimistas sobre o cenário de curto prazo.

"As autoridades monetárias devem provavelmente adotar mais medidas administrativas e aumentos de juros, já que as expectativas inflacionárias continuam subindo", afirmou em relatório o Barclays Capital.

A maior parte dos mercados asiáticos que esteve fechada na semana passada, pelo feriado do Ano Novo Lunar, reabriu nesta segunda-feira, com exceção da China, onde os negócios não serão retomados até quarta-feira. Taiwan também não operou.

A bolsa de Hong Kong caiu 1,49 por cento, Cingapura teve baixa de 0,59 por cento e Sydney subiu 0,12 por cento.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024