BC amplia intervenção cambial com compra de dólares a termo

Publicado em 26/01/2011 06:53
O Banco Central regulamentou nesta terça-feira uma nova modalidade de intervenção no mercado de câmbio, com a compra de dólares em leilões com liquidação a termo.

Atualmente, o BC tem enxugado a oferta de moeda estrangeira com a compra de dólares no mercado à vista e com a oferta de contratos de swap cambial reverso --que funcionam como uma compra de dólares no mercado futuro.

A diferença entre a compra de dólares no mercado à vista e o novo leilão a termo será o prazo de liquidação. No primeiro, é de dois dias úteis, como a maioria das operações no mercado de câmbio. Na nova intervenção, o prazo será definido no momento do anúncio.

Poderão participar dos leilões a termo as instituições "dealers". Os leilões serão divulgados pelo BC por meio de comunicado no Sisbacen.

O governo tem intensificado os esforços para frear a valorização do real, em uma tentativa de proteger as exportações do país. Além das intervenções do Banco Central, por exemplo, o governo já elevou no ano passado o imposto sobre a entrada de capital estrangeiro para aplicações em renda fixa.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024