Sarkozy reforça proposta de regulação nas commodities

Publicado em 25/01/2011 07:15
Para Sarkozi, mundo corre o risco de revoltas em países pobres se não houver regulação nos preços das commodities.
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, reforçou ontem, em discurso sobre as metas do G20 em Paris, que as maiores economias do mundo precisam combinar novas medidas para conter a volatilidade nos mercados de commodities ou correr o risco de revoltas populares contra os aumentos dos preços de alimentos. Sarkozy também expressou apoio a um imposto sobre transações financeiras. Classificou a medida de "questão moral", mas admitiu que a ideia tem muitos inimigos.

"Nós queremos regulação dos mercados financeiros primários de commodities", disse Sarkozy, que ocupa a presidência rotativa do G20 em 2011. "Como você pode explicar que nós regulamos o capital e não as commodities?", perguntou. E afirmou: "Se nós não fizermos nada, corremos o risco de revoltas por alimentos nos países mais pobres e de um efeito desfavorável sobre o crescimento econômico global".

Sarkozy tem um programa de três pontos para a presidência do G20. Além do combate à volatilidade das commodities, ele defende mudanças no sistema monetário mundial e reformas na governança econômica global. Mas o presidente parece ter conseguido um apoio insuficiente aos planos de tirar a economia mundial da dependência do dólar e estabelecer um "novo Bretton Woods". "A França não deseja questionar o papel do dólar", disse, reconhecendo a forte resistência americana.

As sugestões de Sarkozy para criar uma estrutura institucional permanente para o G20, em paralelo com FMI e Banco Mundial, também não ganharam muitos incentivos, transferindo o foco de sua liderança no G20 às commodities - tema que também deve ser popular nas eleições presidenciais da França em 2012. Hoje a popularidade de Sarkozy está perto de mínimas recordes.

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024