Bolsas asiáticas recuam antes de relatório de emprego nos EUA

Publicado em 07/01/2011 07:46
As bolsas de valores da Ásia encerraram em queda nesta sexta-feira, mas a bolsa de Tóquio avançou e fechou a semana no azul. A cautela nos mercados asiáticos ocorreu ante a expectativa dos investidores sobre o relatório de emprego do governo dos Estados Unidos, que deve ser divulgado mais tarde.

O índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caiu 0,78% às 7h45 (horário de Brasília). Na primeira semana de negócios de 2011, o indicador acumulou perda de 0,2%.

Além do relatório de emprego nos Estados Unidos, investidores aguardam pelo início da temporada de resultados trimestrais de empresas americanas, que começa na próxima semana com a produtora de alumínio Alcoa, a petrolífera Chevron e Intel.

Os dados dessas empresas devem indicar sinais sobre o crescimento da economia e demanda global.

A bolsa de Tóquio subiu 0,11%, a 10.541 pontos, acumulando ganho de 3% na semana e ampliando performance superior aos dos outros mercados da Ásia.

Em Xangai, o mercado avançou 0,52%, para 2.838 pontos. A alta foi guiada por ações de bancos chineses que tinham ficado atrás de pares globais.

Ações da sul-coreana Samsung Electronics recuaram depois que a companhia divulgou previsão de lucro abaixo do esperado para o quarto trimestre. Muitos analistas não chegaram a demonstrar preocupação já que a demanda por muitos produtos do grupo, incluindo smartphones, está crescendo. No trimestre passado, as ações da Samsung subiram 25%.

A bolsa de Seul teve valorização de 0,41%, a 2.086 pontos. Enquanto isso, o mercado em Hong Kong registrou queda de 0,42%, Taiwan apurou perda de 1,13% e Cingapura de 0,56%.

Em Sydney, a bolsa teve perda de 0,42%, com ações de mineradoras em queda pressionadas pelas enchentes causadas por chuvas torrenciais que atingem o nordeste da Austrália. BHP Billiton se desvalorizou em 1,15% e Rio Tinto caiu 1,81%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024