Comissão Europeia aprova joint venture de Shell e Cosan

Publicado em 05/01/2011 07:39
Parceria será voltada à produção, distribuição e venda de açúcar e etanol. Aprovação foi anunciada nesta terça-feira (4).
A Comissão Europeia deu sinal verde para a criação da joint venture (contrato de parceria para desenvolver um projeto, o que não equivale a uma fusão) entre a anglo-holandesa Shell e a brasileira Cosan voltada à produção, distribuição e venda de açúcar, etanol e produtos relacionados, conforme nota distribuída nesta terça-feira (4).

Após examinar a operação, a comissão concluiu que "a transação não impede significativamente a concorrência efetiva na Área Econômica Europeia ou em parte substancial dela".

As empresas assinaram um acordo em agosto, que deve ser concluído no começo deste ano. A joint venture terá vendas anuais estimadas em US$ 21 bilhões.

O organismo lembrou que as atividades da joint venture vão envolver a produção, venda e comercialização de açúcar e etanol no Brasil e no mundo, o desenvolvimento e licenciamento de determinadas tecnologias do etanol, o fornecimento, distribuição e venda de produtos combustíveis para transporte no Brasil e a produção e venda de energia de cogeração em instalações de etanol e açúcar da joint venture no Brasil.

Fonte: G1.com

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024