Queda de commodities derruba mercados asiáticos

Publicado em 05/01/2011 07:36
Uma repentina queda nos preços de commodities causou movimento de realização de lucro sobre ações da Ásia nesta quarta-feira, enquanto o dólar avançou antes da divulgação de dados de emprego nos Estados Unidos no final da semana.

O preço do petróleo caiu pelo segundo dia consecutivo, para perto de 89 dólares o barril, ampliando perda da véspera de 2,4 por cento conforme investidores venderam commodities após o forte rali do fim do ano passado. O ouro avançou, mas depois de ter tombado mais de 2 por cento na terça-feira.

A queda nos preços de commodities para o menor nível em sete semanas e o dólar mais forte pesou sobre ações de companhias do setor na Ásia, apesar de análises do mercado indicarem que o movimento deverá provavelmente ter impacto limitado.

"Desde que as nações emergentes continuem com suas economias firmes, principalmente a China, os preços de commodities provavelmente continuarão em tendência de alta, mas é claro que haverá alguma realização de lucro de tempos em tempos se os preços subirem muito", disse Ayako Sera, estrategista da Sumitomo Trust & Banking, em Tóquio.

O índice MSCI que reúne bolsas de valores da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão exibia queda de 0,62 por cento, a 480,61 pontos. Ações dos setores de tecnologia e petróleo foram as maiores quedas, enquanto o setor de consumo avançou.

A bolsa de TÓQUIO caiu 0,17 por cento, para 10.380 pontos, com investidores optando por manter expectativas sobre a divulgação dos dados do mercado de trabalho norte-americano, previstos para sexta-feira.

"Os investidores estão se voltando sobre os dados de emprego e por isso eles podem andar meio de lado nesta semana, mas o humor é positivo", disse Hiroichi Nishi, gerente geral da Nikko Cordial Securities.

Em SYDNEY, o mercado caiu 0,58 por cento, para 4.714 pontos, menor nível em quase um mês em meio às vendas de ações de empresas de commodities minerais e os temores de que as inundações no Estado de Queesland possa atingir mineradoras.

Houve pouca reação dos mercados asiáticos à ata do Federal Reserve divulgada na terça-feira sobre a reunião de dezembro do banco central norte-americano. O documento revelou que as autoridades sentem que a economia dos EUA ainda precisa de ajuda apesar de apresentar sinais de força.

A bolsa de XANGAI caiu 0,49 por cento, HONG KONG subiu 0,38 por cento e TAIWAN teve recuo de 1,7 por cento. Em SEUL, o mercado se desvalorizou em 0,12 por cento e CINGAPURA apurou ganho de 0,12 por cento.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dow Jones atinge recorde de fechamento após dados econômicos favoráveis dos EUA
Dólar à vista fecha em alta pela 5ª sessão apesar de intervenções do BC
Ibovespa tem melhor mês do ano com expectativa sobre juros nos EUA
Taxas longas de juros futuros disparam com temor fiscal após alta da dívida bruta no Brasil
S&P fecha em alta após dados econômicos favoráveis dos EUA
Desemprego baixo não provoca "inflação grande" em serviços, mas preocupa, diz Campos Neto