Bolsas da Ásia sobem; mineração pressiona mercado da Austrália

Publicado em 29/12/2010 08:28

As Bolsas de Valores asiáticas fecharam em alta nesta quarta-feira e o índice referencial de Tóquio manteve o rali do quarto trimestre com investidores caçando barganhas no mercado japonês, mas o principal índice da Austrália recuou pelo efeito do mau tempo sobre as ações de mineradoras.

O dólar mais fraco aumentou a demanda por commodities precificadas na moeda norte-americana, como o cobre.

A força do cobre, porém, não conseguiu dar apoio às gigantes mineradoras Rio Tinto e BHP Billiton, que caíram mais de 1%. A queda foi incentivada por uma tempestade que interrompeu a mineração e operações de embarque.

A elevação da taxa básica de juros na China, no dia de Natal, também fazia os investidores considerarem uma demanda mais fraca por metais industriais, mas analistas disseram que o impacto da medida deve ser curto.

Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 0,5%, apesar do iene mais forte prejudicando algumas grandes exportadoras, como a Canon.

O índice MSCI de Bolsas da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão exibia alta de 0,85% e já subiu mais de 13% neste ano. O desempenho do mercado de Sydney foi fraco em relação à região, encerrando estável com a pressão das mineradoras.

A australiana Lynas, que possui o mais rico depósito de terras-raras fora da China, ganhou 10,8% após a China, que produz 97% dos minerais, cortar as cotas de exportação. A rival Arafura subiu 11,1%.

Em Xangai, houve alta de 0,68%, para 2.751 pontos. Em Hong Kong, o mercado avançou 1,54%, para 22.969 pontos.

Na Coreia do Sul, o mercado fechou em alta de 0,50%, para 2.043 pontos. A Bolsa de Cingapura subiu 0,76%, para 3.207 pontos, e a de Taiwan, recuou 0,05%, para 8.866 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024