Banco Popular da China aumenta as taxas de juros pela segunda vez

Publicado em 27/12/2010 12:08 e atualizado em 27/12/2010 13:51

O Banco Popular da China informou na noite do sábado, dia 25, que elevou a taxa básica de juros em 25 pontos base para 5,81% e a taxa de depósito de referência em 25 pontos base para 2,75%.

O Banco Central disse em um comunicado em seu site que o último aumento das taxas foi efetivado neste domingo. A mudança veio depois de Pequim anunciar, em dezembro, que o país estava caminhando para uma política monetária mais "prudente".

Analistas disseram que essa alteração, juntamente com um recente compromisso dos líderes do governo para tornar o combate à inflação uma prioridade para 2011, pode abrir caminho para mais aumentos de juros e controle de empréstimos.

"Este aumento da taxa demonstra a determinação das autoridades chinesas em manter a inflação sob controle", disse Wang Qing, economista do Morgan Stanley em Hong Kong. "Comparado a subida das taxas no início do próximo ano, uma subida das taxas antes do final do ano terá um impacto maior no ajuste econômico", disse.

O Banco Central disse na sexta-feira que vai implantar uma série de instrumentos políticos para evitar pressões inflacionárias e as bolhas de ativos.

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024