Frigorífico Independência suspende operações de produção

Publicado em 13/10/2010 16:16

O frigorífico Independência, que já foi um dos maiores do setor de carne bovina do Brasil, anunciou nesta quarta-feira a suspensão de suas operações produtivas, das poucas que ainda funcionavam desde que a companhia entrou em recuperação judicial.

"Devido à baixa utilização de capacidade, a produção atual do Independência não gera fluxo de caixa suficiente para cobrir os custos fixos e despesas gerais da companhia", justificou a empresa.

O anúncio ocorre após o Independência ter informado, em setembro, a suspensão dos pagamentos aos credores pecuaristas e demais fornecedores por dois meses (parcelas de setembro e outubro de 2010). No mesmo mês, a empresa informou que não pagaria os juros sobre suas Notas com garantia sênior e vencimento em 2015.

O Independência, que chegou a ter 14 unidades de abate e desossa, sucubiu em meio à crise financeira de 2008, quando suas exportações de carne sofreram fortes reduções.

A empresa, que vinha em franca expansão, estava bastante alavancada e sofreu particularmente com a crise de crédito, quando o real se desvalorizou abruptamente no final de 2008.

A dívida total da companhia superou R$ 3 bilhões, a maior parte com o setor financeiro, segundo informações do plano de recuperação judicial.

A empresa também informou nesta quarta-feira que reduziu o quadro de funcionários, inclusive da alta administração.

"A pedido do Conselho Administrativo, a Diretoria deixou de atuar a partir de sexta passada, dia 8 de outubro de 2010", informou a nota.

"A Companhia continua trabalhando com seu credores e potenciais investidores para achar uma solução para sua atual situação."

Fonte: Terra

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024