China mantém flexibilidade do iuan, moeda cai

Publicado em 22/06/2010 08:20
A China mostrou um pouco mais de seu novo regime cambial nesta terça-feira, parecendo planejar uma queda do iuan para deixar claro que sua promessa de flexibilidade não inclui apenas apreciação.

Os grandes bancos estatais da China mantiveram o iuan sob supervisão, um dia após a maior alta da moeda desde sua revalorização em 2005, indicando que Pequim permitirá uma apreciação em um ritmo menos do que querem seus críticos.

A China está relaxando o controle do iuan antes da cúpula do G20 no fim de semana, interrompendo dois anos de moeda atrelada ao dólar.

O iuan subiu mais de 0,4 por cento na segunda-feira, perto do limite de 0,5 por cento para cima ou para baixo do ponto de referência determinado diariamente pelo banco central.

Nesta terça-feira, o BC determinou o ponto de referência perto do patamar de fechamento da véspera, deixando espaço, em teoria, para outro aumento de 0,5 por cento.

O iuan imediatamente atingiu novo pico em cinco anos, antes de cair. Os bancos estatais entraram no mercado e compraram dólares, sugerindo que as autoridades querem controlar o ritmo de apreciação do iuan.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços ao consumidor dos EUA sobem um pouco mais do que o esperado em dezembro
Negociadores retomam conversas sobre detalhes finais do acordo de cessar-fogo em Gaza
Dólar oscila pouco com mercados à espera de dados de inflação dos EUA
Importadores dos EUA correm para comprar produtos da China enquanto ameaça de tarifas de Trump se aproxima
Volume de serviços no Brasil recua mais do que o esperado em novembro
Dólar abre próximo da estabilidade antes de dados de inflação dos EUA
undefined