Produtores argentinos retomarão protestos

Publicado em 12/02/2010 07:37
Os produtores rurais da Argentina voltam aos protestos na próxima semana, segundo anúncio do presidente da Federação Agrária Argentina (FAA), Eduardo Buzzi. Na próxima terça-feira (16), haverá um tratoraço em Chabás, na Província de Santa Fe, e no dia 26, no Porto de Quequén, Província de Buenos Aires. Os agricultores vão realizar uma concentração para protestar contra as empresas exportadoras e o governo. Para Buzzi, a presidente Cristina Kirchner tem uma atitude que confunde a opinião pública porque propõe diálogo com os produtores, mas "tem uma péssima política agropecuária e de extermínio dos pequenos produtores".

O líder ruralista disse à imprensa, em entrevista coletiva, na noite de quarta-feira, que o conflito do setor com o governo, iniciado em março de 2008, por causa da tentativa de aumentar os impostos de exportações dos produtos agrícolas, não desapareceu.

Segundo Buzzi, o ministro de Agricultura, Julián Domínguez, teve diversas atitudes de diálogo e de busca de soluções para os produtores, mas que não se traduziram em nenhuma medida eficaz. "Se convocam uma mesa de negociação para buscar soluções para a pecuária e para o trigo, estamos dispostos a participar", disse Buzzi. Mas até lá, alertou ele, os produtores vão voltar aos protestos em todo o país.

A tensão entre os produtores rurais e a Casa Rosada aumentou nos últimos dias por causa da disparada dos preços da carne bovina. Desde dezembro, os preços aumentaram entre 40% a 70%, dependendo do corte.
Fonte: DCI

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa encerra primeiro pregão do ano no vermelho; Petrobras sobe
Dólar recua na primeira sessão de 2025 com ajustes e alta do petróleo
Ações europeias saltam na primeira sessão de 2025 impulsionadas por ganhos no setor de energia
Com sinais de recuperação após enchentes, PIB do RS registra variação de -0,3% no terceiro trimestre de 2024
Brasil acumula fluxo cambial negativo de US$24,314 bi em dezembro até dia 27, diz BC
Última prévia do Ibovespa sinaliza entrada de Marcopolo e Porto Seguro
undefined