Bolívia: Fazenda de dono de TV opositora é desapropriada
A gestão Evo Morales desapropriou ontem cerca de 3.000 hectares de terra pertencentes à família dona da rede de TV Unitel, ferrenha crítica do governo e uma das principais do país. É o segundo caso envolvendo terras de opositores em 11 dias.
Segundo o vice-ministro de Terras, Alejandro Almaraz, as terras da família Monasterios não cumpriam a função econômica e social exigida pela lei agrária baixada por Morales em 2007. Almaraz disse ainda que havia fraude nas titulações. As propriedades ficam no departamento de Santa Cruz.
O senador Wálter Guiteras, do Podemos (oposição), acusou o governo de Morales, reeleito em 6 de dezembro, de fazer "terrorismo" com os proprietários de terras opositores.
Na semana passada, o Tribunal Agrário Nacional (TAN) decidiu desapropriar 12.500 ha do empresário Branco Marinkovic, ferrenho opositor de Morales que saiu da cena após ser acusado de envolvimento no planejamento de ações armadas contra o governo. Segundo o TAN, as terras fazem parte de território indígena. (Com informações de agências internacionais)