China adotará tarifas de 34% sobre todos os produtos dos EUA a partir de 10 de abril

Publicado em 04/04/2025 07:34 e atualizado em 04/04/2025 08:33

Logotipo Reuters

PEQUIM (Reuters) - A China anunciou nesta sexta-feira uma série de tarifas comerciais adicionais e restrições a produtos dos Estados Unidos como uma contramedida às amplas tarifas impostas ao país pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

O Ministério das Finanças da China disse que vai impor tarifas adicionais de 34% sobre todos os produtos norte-americanos a partir de 10 de abril.

Pequim também anunciou controles às exportações enviadas aos EUA de terras raras médias e pesadas, incluindo samário, gadolínio, térbio, disprósio, lutécio, escândio e ítrio a partir desta sexta.

"O propósito da implementação pelo governo chinês de controles de exportação de itens relevantes de acordo com a lei é melhor salvaguardar a segurança e os interesses nacionais, e para cumprir obrigações internacionais, como a de não proliferação, disse o Ministério do Comércio em comunicado.

A pasta anunciou ainda que acrescentou 11 entidades à lista de "não confiáveis", que permite à China adotar ações punitivas a entidades estrangeiras.

(Reportagem de Mei Mei Chu)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Fraudes de R$ 6,3 bilhões no INSS podem ter atingido aposentados do campo, aponta deputado Fraudes de R$ 6,3 bilhões no INSS podem ter atingido aposentados do campo, aponta deputado
Dólar completa sexta sessão de baixa e acumula queda de 2,01% na semana Dólar completa sexta sessão de baixa e acumula queda de 2,01% na semana
Ibovespa renova máximas do ano e fecha semana com alta de 4%
Ações europeias atingem pico em 3 semanas com diminuição de tensões comerciais entre EUA e China
EUA e China diminuem tensões e dão sinais de alívio na guerra comercial
Presidente do BCE diz que escalada das tensões comerciais complica perspectiva de inflação global