Vice-premiê da China levanta "preocupações" sobre tarifas com representante comercial dos EUA

Publicado em 26/03/2025 11:44

Logotipo Reuters

 

PEQUIM (Reuters) - O vice-premiê da China, He Lifeng, expressou "preocupações solenes" sobre as tarifas e as taxas "recíprocas" planejadas pelos Estados Unidos em uma chamada de vídeo com o representante comercial norte-americano, Jamieson Greer, nesta quarta-feira, informou a agência de notícias estatal chinesa Xinhua.

Os dois tiveram uma troca de opiniões "franca e profunda" sobre as principais questões econômicas e comerciais, e concordaram em manter a comunicação, disse a Xinhua.

A conversa ocorreu no momento em que o presidente dos EUA, Donald Trump, se prepara para impor tarifas recíprocas na próxima semana, potencialmente implementando mais taxas sobre os produtos chineses.

Trump já impôs tarifas de 20% sobre todas as importações vindas da China desde que assumiu o cargo em janeiro, acusando Pequim de não fazer o suficiente para conter a saída de precursores químicos usados para produzir fentanil.

A China retaliou a medida ao impor tarifas específicas de até 15% sobre alguns produtos dos EUA, desde petróleo e gás natural liquefeito até produtos agrícolas.

As medidas retaliatórias aumentaram as tensões entre as duas grandes potências, que já atingiram níveis historicamente baixos nos últimos anos devido a questões que vão desde restrições comerciais e tecnológicas até Taiwan.

(Por Ethan Wang, Yukun Zhang e Ryan Woo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Taxas de câmbio da Argentina convergem e mercado observa banco central Taxas de câmbio da Argentina convergem e mercado observa banco central
Bessent diz que EUA podem anunciar acordos comerciais com alguns países nesta semana Bessent diz que EUA podem anunciar acordos comerciais com alguns países nesta semana
Ibovespa avança com Petrobras em meio a noticiário corporativo intenso; GPA desaba mais de 20%
Cotação mais baixa de commodities pode impactar arrecadação do governo, diz Ceron
Wall Street cai após últimas ameaças de tarifas de Trump
Wall St abre em baixa com novas ameaças de tarifas; Ford retira previsão