Rússia diz que sanções sobre alimentos e fertilizantes precisam ser suspensas para acordo do Mar Negro

Publicado em 25/03/2025 16:10 e atualizado em 25/03/2025 18:36

Logotipo Reuters

 

Por Gleb Bryanski

MOSCOU (Reuters) - A Rússia, maior exportadora de trigo e fertilizantes do mundo, disse nesta terça-feira que as sanções ocidentais contra empresas envolvidas na exportação de alimentos e fertilizantes e no transporte marítimo teriam que ser suspensas como pré-condição para um acordo de segurança marítima no Mar Negro.

O acordo foi alcançado em negociações em Riad na segunda-feira. Os EUA concordaram em ajudar a restaurar o acesso da Rússia ao mercado mundial de exportações agrícolas e de fertilizantes.

Espera-se que a Rússia envie cerca de 40 milhões de toneladas de trigo para os mercados globais nesta temporada, principalmente para clientes tradicionais do Oriente Médio, como o Egito, e tem como objetivo aumentar suas exportações agrícolas gerais em 50% até 2030.

A Rússia também exportou cerca de 40 milhões de fertilizantes minerais no ano passado, tendo como principais compradores o Brasil, a Índia, a China e os EUA. O país planeja aumentar a produção de fertilizantes em um terço, para cerca de 80 milhões de toneladas até 2030.

O Kremlin disse que a implementação de ambas as partes do acordo exigiria que as sanções ocidentais contra o Rosselkhozbank da Rússia, que presta serviços a empresas agrícolas, fossem suspensas e que o acesso do banco ao sistema internacional Swift fosse restaurado.

As sanções contra o Rosselkhozbank estavam por trás da retirada da Rússia, em 2023, da Iniciativa do Mar Negro anterior, firmada em 2022 com a ajuda da Turquia e da Organização das Nações Unidas.

Apesar de as exportações russas de alimentos alcançarem os mercados globais, especialmente os países que a Rússia considera "amigáveis", as empresas comerciais têm se queixado de problemas de pagamento internacional e restrições às embarcações.

As sanções contra os exportadores russos de alimentos e fertilizantes, as empresas de seguros que prestam serviços de transporte de alimentos e fertilizantes, as restrições às embarcações e as operações de financiamento do comércio também teriam que ser suspensas, disse o Kremlin.

"Queremos que o mercado de grãos e fertilizantes seja previsível, para que ninguém tente nos 'dissuadir' dele", disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.

A Rússia e os Estados Unidos também concordaram em desenvolver medidas para interromper os ataques às instalações de energia russas e ucranianas por um período de 30 dias, que começou em 18 de março, disse o Kremlin.

(Reportagem de Marina Bobrova, Maxim Rodionov, Anastasia Lyrchikova)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar fecha estável ante real, mas acumula alta na semana antes de tarifas de Trump Dólar fecha estável ante real, mas acumula alta na semana antes de tarifas de Trump
Trump diz que está disposto a fazer acordos sobre tarifas
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros endossada por commodities e NY
Governo não pretende mudar política de meta fiscal e limite de gasto, diz Haddad
Brasil abre 431.995 vagas formais de trabalho em fevereiro, mostra Caged
Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro sobre cartão de vacina