Ibovespa cai pressionado por Vale enquanto mercado aguarda pacote fiscal

Publicado em 21/11/2024 11:38 e atualizado em 21/11/2024 12:15

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa recuava nesta quinta-feira, retorno de feriado no Brasil, com pressão negativa do desempenho das ações da Vale, enquanto investidores ainda aguardavam pelo prometido pacote de corte de gastos do governo, agora que a cúpula do G20 no Rio de Janeiro chegou ao fim.

Por volta de 11h30, o Ibovespa caía 1,01%, a 126.903,36 pontos, tendo recuado a 126.743,76 pontos no pior momento da sessão até agora. O volume financeiro somava 4,25 bilhões de reais.

Investidores do mercado brasileiro permanecem na expectativa por medidas fiscais, a terceira semana de espera.

"Quanto mais se postergar o anúncio, maior a pressão sobre os ativos domésticos, inclusive reduzindo a liquidez, o que é natural para momentos de incerteza", afirmou o economista Alexsandro Nishimura, da Nomos.

Nesta quinta-feira, a agenda do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, prevê reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva às 15h. No mesmo horário, a agenda de Lula prevê reunião com representantes dos setores de atacado e varejo.

Ainda não há uma data oficial para o anúncio das medidas para contenção de gastos do governo, mas a expectativa no mercado era de que ocorresse após a reunião de líderes do G20 no Rio, que terminou na terça-feira, véspera de feriado nacional.

Para analistas do Itaú BBA, "as chances de um possível rali ainda este ano são pequenas, enquanto o índice permanecer em tendência de queda e negociando abaixo dos 132.200 pontos", conforme análise técnica Diário do Grafista.

No exterior, os principais índices acionários em Wall Street abriram no azul, se recuperando de baixas recentes após a projeção da Nvidia não impressionar investidores e diante de cautela frente às crescentes tensões entre Rússia e Ucrânia.

DESTAQUES

- VALE ON caía 0,61%, na contramão do avanço nos futuros de minério de ferro na Ásia, onde o contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com alta de 0,39%, a 777,50 iuanes (107,38 dólares) a tonelada.

- ITAÚ UNIBANCO PN perdia 1,07%, também entre as principais contribuições de baixa para o Ibovespa, em dia negativo para bancos, com BRADESCO PN caindo 0,8%, BANCO DO BRASIL ON recuando 0,7% e SANTANDER BRASIL UNIT desvalorizando-se 1,26%.

- PETROBRAS PN operava perto da estabilidade, apesar de alta nos preços do petróleo no mercado internacional, onde o barril de Brent, referência para a estatal, subia 1,59%, a 73,97 dólares.

- GERDAU PN caía 0,87%. A siderúrgica anunciou mais cedo acordo para comprar as participações de Sumitomo Corporation (39,53%) e The Japan Steel Works (1,74%) na Gerdau Summit em uma operação de cerca de 32,6 milhões de dólares, passando a deter 100% do capital social da companhia.

- BRF ON recuava 0,25%, após ser destaque de alta no pregão de terça-feira. A companhia, uma das maiores empresa de alimentos do mundo, anunciou na véspera -- feriado no Brasil -- a aquisição de uma fábrica de processados na província de Henan, na China, na qual investirá cerca de 460 milhões de reais para fincar posição como produtora no gigante asiático. A previsão é que a nova unidade produtiva esteja operando sob a gestão da BRF ainda no primeiro trimestre de 2025.

- WEG ON perdia 0,98%, tendo como pano de fundo anúncio de investimento de cerca de 62 milhões de dólares na expansão da capacidade produtiva em seu parque fabril localizado em Rugao, na China. O plano também inclui a construção de um prédio de 30 mil metros quadrados com capacidade para fabricação de motores de alta tensão, com a conclusão desta etapa prevista para 2026.

- KLABIN UNIT subia 3,01%, entre as poucas ações do Ibovespa em terreno positivo. A produtora e exportadora de papéis para embalagens paga nesta quinta-feira proventos de 425 milhões de reais a seus acionistas.

(Reportagem de Patricia Vilas Boas)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa cai pressionado por Vale enquanto mercado aguarda pacote fiscal
Agricultores bloqueiam acesso ao porto de Bordeaux para elevar pressão sobre governo francês
Dólar tem leve alta na abertura em meio à escalada de tensões entre Ucrânia e Rússia
China anuncia medidas para impulsionar comércio em meio a preocupações com tarifas de Trump
Expectativa é de que redação do pacote fiscal seja finalizada nesta semana, diz Rui Costa
undefined