Dólar fecha semana pouco acima dos R$5,70 com foco no fiscal e na eleição dos EUA

Publicado em 25/10/2024 17:08

Por Fabricio de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou a sexta-feira em alta no Brasil, pouco acima dos 5,70 reais, com as cotações refletindo a cautela dos investidores quanto à política fiscal do governo Lula e os receios em torno da eventual vitória de Donald Trump nas eleições dos EUA.

O dólar à vista fechou em alta de 0,76%, cotado a 5,7066 reais. Com o movimento do dia, a moeda encerrou a semana com elevação acumulada de 0,11%. Foi a quarta semana consecutiva de alta do dólar ante o real, em um movimento sincronizado aos avanços semanais consecutivos da divisa dos EUA no exterior.

Às 17h11, na B3 o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,71%, a 5,7120 reais na venda.

Em um dia de agenda relativamente esvaziada no Brasil e nos EUA, os agentes se apegaram ao cenário mais amplo para operar. Se na véspera declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, trouxeram alívio para a curva de juros brasileira e para o dólar, nesta sexta-feira os receios com as contas públicas voltaram a sustentar os prêmios e as cotações.

Nos últimos dias autoridades do governo reiteraram a intenção de anunciar, após as eleições municipais do próximo fim de semana, medidas de contenção de gastos. À espera de ações concretas para redução de despesas, o mercado tem demonstrado cautela, protegendo-se no dólar e exigindo mais prêmios na renda fixa.

O exterior também tem influenciado diretamente as cotações, em meio à expectativa de que o republicano Donald Trump possa vencer a democrata Kamala Harris na eleição presidencial dos EUA em 5 de novembro.

A eventual de vitória de Trump é interpretada como potencialmente inflacionária para a economia dos EUA, o que tem dado força aos rendimentos dos Treasuries e, em paralelo, ao dólar e às taxas dos DIs (Depósitos Interfinanceiros) no Brasil.

Nesta sexta-feira, o “fator-Trump” voltou a sustentar o dólar no exterior, assim como alguns dados da economia norte-americana.

No Brasil, o dólar oscilou em alta durante toda a sessão, da mínima de 5,6660 reais (+0,04%) às 9h00, na abertura, à máxima de 5,7139 reais (+0,89%) às 14h44.

Às 17h11, o índice do dólar -- que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas -- subia 0,24%, a 104,300.

No fim da manhã o BC vendeu todos os 14.000 contratos de swap cambial tradicional ofertados em leilão para rolagem do vencimento de 2 de dezembro de 2024.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Presidente do BC diz que expectativas de inflação estão piorando
Ibovespa tem queda discreta com DIs ofuscando Vale
Conselho da Petrobras aprova continuidade de implantação de fábrica de fertilizantes no MS
Nasdaq fecha em alta antes de semana repleta de balanços
Dólar fecha semana pouco acima dos R$5,70 com foco no fiscal e na eleição dos EUA
Taxas futuras de juros voltam a subir com mercado à espera de medidas fiscais