Consumo de energia no Brasil cresce 3,2% em setembro, diz CCEE
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O consumo de energia no Brasil atingiu 71.429 megawatts médios em setembro, alta de 3,2% na comparação com o mesmo período do ano passado, informou nesta quinta-feira a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
O resultado foi puxado por temperaturas acima da média e menor volume de chuvas em boa parte do país, disse a CCEE em nota, pontuando que o cenário intensifica o uso de equipamentos como ar-condicionado e ventiladores.
Do consumo total, 42.970 MW médios foram fornecidos aos consumidores das distribuidoras locais no mercado regulado, com um avanço de 2,8% no comparativo anual.
Já o mercado livre, ambiente em que os consumidores podem escolher o seu fornecedor, utilizou 28.459 MW médios, alta de 3,8% no comparativo anual.
"Entre os 15 setores acompanhados em tempo real pela CCEE, a organização destaca o avanço de 7,6% no consumo de eletricidade na área de Saneamento, seguido por 7,5% no ramo de Madeira, Papel e Celulose e 6,5% na Extração de Minerais Metálicos", disse a CCEE.
A câmara adicionou que, entre os que recuaram, estão: Comércio (-0,1%), Químicos (-1,5%), Transportes (-2,8%) e Telecomunicações (-3,8%).
(Por Marta Nogueira)