Com alta de 1,30%, preço do frete por quilômetro rodado encerra setembro a R$ 6,44, aponta Edenred Repom
O preço médio do frete por quilômetro rodado fechou o mês de setembro a R$ 6,44, após alta de 1,30% no comparativo com agosto. É o que aponta o Índice de Frete Edenred Repom (IFR). Um dos motivos da variação é o aquecimento da atividade industrial, principalmente nos setores de construção civil e bens de consumo. Segundo o Índice de Gerentes de Compras (PMI) da indústria brasileira, o setor avançou a 53,2 em setembro, de 50,4 no mês anterior, considerando a marca de 50 que separa crescimento de contração, no indicador que tem sua escala de variação de 0 a 100.
“O impacto no preço do frete tem sido ocasionado pelo aumento da demanda de transporte oriunda do setor industrial, quanto ao combustível temos observado estabilidade no preço do diesel que, segundo o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), encerrou setembro a R$ 6,10 o tipo comum, estável ante agosto, e o S-10 a R$ 6,17, após um ligeiro aumento de 0,16%”, comenta Vinicios Fernandes, Diretor da Edenred Repom.
Além disso, segundo Fernandes, há a expectativa de aumento no preço do dólar, que deve se manter até o encerramento do ano, e na taxa SELIC – esta deve ficar acima do projetado no início de 2024, que podem contribuir com a tendência de alta no preço do frete. “Esses dois fatores impactam diretamente no custo de operação das empresas de transporte, tanto no preço do combustível quanto na manutenção da frota”, explica o Diretor da Edenred Repom.
O IFR é um índice do preço médio do frete e sua composição, levantado com base nas 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio administradas pela Edenred Repom. A Edenred Repom, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, há 30 anos é especializada na gestão e pagamento de despesas para o mercado de transporte rodoviário de carga, líder no segmento de pagamento de frete e vale-pedágio com 8 milhões de transações anuais e mais de 1 milhão de caminhoneiros atendidos em todo o Brasil.