Ibovespa tem leve queda pressionado por commodities

Publicado em 15/10/2024 11:32

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa tinha leve queda nesta terça-feira, pressionado pelo declínio nos preços das commodities, que derrubavam os papéis de Vale e Petrobras, de grande peso no índice.

Por volta de 11h15, o índice referência do mercado acionário brasileiro perdia 0,13%, a 130.840,9 pontos, tendo chegado a 130.199,82 pontos na mínima da sessão. O volume financeiro somava 4,27 bilhões de reais.

Embora o índice tenha iniciado a semana de maneira positiva, em meio a notícias sobre contenção de gastos do governo, as quedas do minério de ferro e do petróleo no exterior ofuscavam os ganhos da véspera.

Para analistas do Itaú BBA, o índice possui importante região de suporte em 130.000 e 129.000 pontos, mas se perder essa região, entrará em tendência de baixa.

"O ponto de atenção está na região dos 130.000 pontos, que pode segurar uma expectativa de recuperação, enquanto o movimento de novas máximas acontece no mercado americano", afirmaram em análise técnica Diário do Grafista.

Nos Estados Unidos, os índices de ações operavam sem direção única, com o SPX perto da estabilidade, enquanto o mercado digere resultados trimestrais, incluindo os de grandes bancos como Citigroup e Bank of America.

ATUALIZA

- VALE ON recuava 1,55%, em linha com a queda nos futuros de minério de ferro na bolsa de Dalian, com o contrato de janeiro encerrando as negociações em baixa de 0,38%, a 791,5 iuanes (111,26 dólares) a tonelada. A Vale reporta resultado de vendas e produção do terceiro trimestre nesta terça-feira após o fechamento do mercado.

- PETROBRAS PN perdia 1,06%, seguindo forte declínio nos preços do petróleo no mercado internacional, onde o barril do Brent tinha queda de 4,27%, a 74,15 dólares. No setor, PRIO ON perdia 1,31%, BRAVA ENERGIA ON recuava 1,22% e PETRORECÔNCAVO ON caía 1,56%.

- BANCO DO BRASIL ON desvalorizava-se 0,15%, BRADESCO PN subia 0,27%, ITAÚ UNIBANCO PN tinha variação positiva de 0,11% e SANTANDER BRASIL UNIT perdia 0,38%, em sessão mista para ações de bancos.

- LWSA ON ganhava 3,75%, na segunda sessão consecutiva de alta, ainda embalada por mudanças anunciadas na sexta-feira em sua alta administração, incluindo a indicação de Rafael Chamas Alves, atual diretor financeiro do grupo, ao cargo de diretor presidente a partir de fevereiro de 2025.

- EMBRAER ON avançava 0,71%, também entre os suportes positivos para o índice. Sua subsidiária, a fabricante de aeronaves elétricas Eve, assinou nesta terça-feira financiamento de 500 milhões de reais com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para desenvolver sua primeira unidade de produção de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), em Taubaté (SP).

(Reportagem de Patricia Vilas Boas)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STOXX 600 cai na Europa pressionado por ações da área de tecnologia
Wall Street recua enquanto investidores avaliam balanços corporativos
Ibovespa tem leve queda pressionado por commodities
Wall Street abre sem direção única enquanto investidores avaliam balanços corporativos
Ibovespa hesita na abertura pressionado por commodities
Dólar sobe frente ao real em meio a queda de preços de commodities