Trump vai propor dedução dos juros sobre financiamento de veículos
Por Nora Eckert e David Shepardson
DETROIT/WASHINGTON (Reuters) - O ex-presidente e candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, vai propor nesta quinta-feira tornar todos os juros sobre financiamento de veículos totalmente dedutíveis de impostos, adotando também medidas para impedir que montadoras chinesas vendam carros nos EUA, de acordo com trechos de um discurso que será feito em Detroit e que a Reuters teve acesso.
Trump dirá no Clube Econômico de Detroit que planeja impor novas taxas para que montadoras chinesas não fabriquem carros no México e os exportem para os Estados Unidos. Trata-se de um esforço para atrair os votos dos trabalhadores do setor automotivo do Estado-chave de Michigan.
Trump também dirá que notificará formalmente o México e o Canadá sobre sua intenção de renegociar o acordo de livre comércio da América do Norte por causa das preocupações com os veículos chineses. A vice-presidente e candidata democrata no pleito, Kamala Harris, afirmou que também planeja invocar renegociações caso seja eleita.
Críticos alegam que o acordo de livre comércio aprovado durante o mandato de Trump permitiu que as montadoras do grupo Detroit Three continuassem produzindo centenas de milhares de veículos no México, para exportação a compradores norte-americanos.
A proposta dos juros sobre o financiamento de veículos — que trataria tais juros como hipotecas residenciais nas declarações de impostos federais — é o anúncio mais recente de potenciais cortes de impostos que o ex-presidente dos EUA apresentou durante as últimas semanas.
Pesquisas mostram que Trump e Kamala estão em uma corrida eleitoral apertada antes da eleição de 5 de novembro. O resultado final deve sair com base na definição de Estados-chave como Michigan, onde as margens são muito estreitas para saber quem vencerá.
No mês passado, o presidente Joe Biden propôs proibir software e hardware chineses importantes em veículos com conectividade à internet nas vias norte-americanas devido a preocupações com a segurança nacional, uma medida que efetivamente barraria carros e caminhões chineses do mercado dos EUA. Biden anunciou separadamente novas tarifas de 100% sobre todos os veículos elétricos chineses a partir de 27 de setembro.
Trump também irá propor cortar a alíquota de imposto sobre fabricantes nacionais dos EUA para 15% durante o discurso. Ele também dirá que proibirá todos os veículos autônomos fabricados por empresas chinesas de circular nas vias dos EUA.
(Reportagem de David Shepardson)