Lula diz que acordo comercial entre Mercosul e UE poderia ser estendido para América Latina

Publicado em 30/09/2024 14:39

Por Eduardo Simões

(Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que um eventual acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul poderia ser estendido para a América Latina.

A declaração foi dada em discurso de abertura de um fórum empresarial entre Brasil e México, na Cidade do México, onde Lula está em viagem internacional para acompanhar a posse de Claudia Sheinbaum na Presidência mexicana.

Em sua fala, Lula também manifestou esperança de que o acordo de livre comércio entre os blocos europeu e sul-americano seja firmado ainda neste ano.

"Quero dizer para os companheiros empresários mexicanos, ainda neste ano, se Deus quiser, nós vamos fechar o acordo Mercosul e União Europeia. Está pronto e o Brasil está pronto para assinar este acordo para ninguém nunca mais falar que é a América do Sul que não quer, que é a América Latina que não quer", disse Lula.

"E esse acordo pode ser estendido para um acordo da União Europeia com a América Latina. O mundo está precisando disso, a economia está um pouco atrofiada no mundo inteiro e nós temos mercado para isso", acrescentou.

(Por Eduardo Simões, em São Paulo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Galípolo diz em carta que BC tem tomado providências para que inflação atinja a meta
Ibovespa fecha em queda com forte declínio de índices em NY
Dólar sobe quase 1% após dados de emprego nos EUA e termina semana acima de R$6,10
Taxas de juros longas sobem no Brasil após dados fortes do mercado de trabalho dos EUA
Governo brasileiro autoriza Bolt a importar energia da Venezuela; teste começa este mês
Ações europeias caem conforme salto de empregos nos EUA alimenta temores de inflação
undefined